Mais de 68 mil casos de câncer de mama devem ser registrados esse ano.
A mulher no mercado de trabalho brasileiro vive diariamente uma série de adversidades, entre elas, a disparidade salarial, jornada tripla, cargos inferiores, prejuízos emocionais e assédio. A pandemia da Covid-19 acentuou ainda mais esse cenário, diminuindo a participação delas em cargos de liderança, por exemplo. A legislação e a pressão social tem gerado mudanças consideráveis, no entanto, ainda falta muito para a mulher viver uma realidade mais equitativa com os homens no mercado de trabalho.
A mulher trabalhadora também vive o desafio de praticar o autocuidado e acaba procrastinando a realização de consultas e exames como a mamografia, por exemplo, na faixa etária recomendada pelos órgãos oficiais de saúde ou com histórico familiar de câncer. A avaliação é o primeiro passo para rastreio e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
É necessário que as empresas estejam sensíveis ao tema e que desempenhem ações em prol de mais saúde da mulher, considerando, sobretudo, os índices de câncer de mama no país. De acordo com o Instituto do Câncer (Inca), estima-se que em 2022 sejam registrados mais de 68 mil casos de câncer de mama no Brasil.
Incentivando o autocuidado no trabalho
Cada empresa tem um jeito de cuidar do colaborador, para além do que exigido pela legislação, as iniciativas paralelas são de extrema importância na promoção da informação e conscientização sobre prevenção.
As possibilidades de ações e comunicação são inúmeras dentro de uma empresa para falar sobre o câncer de mama. Relacionamos algumas sugestões.
– Dia de Consulta é dia de folga: colaboradoras na faixa etária recomendada para o exame da mamografia, ganham um dia de folga.
– Comunicado digita (e-mail, painel digital, aplicativo de mensagem: conteúdo informativo sobre prevenção do câncer de mama.
– A farda é rosa: dia programado para uso de vestimentas na cor rosa.
– Dia D Tira Dúvida: caixa de perguntas, canais de comunicação. A pauta pode ser incluída mensalmente.
– Encontro com o especialista: promover palestras e oficinas com especialistas do tema.
Curtiu essas ideias? Encaminhe para gestor que está precisando intensificar o incentivo ao autocuidado no ambiente de trabalho.