As vantagens do e-Social para sua empresa

e-Social é uma plataforma 100% digital

O e-Social foi criado para organizar de maneira unificada a vida trabalhista e previdenciária do colaborador. No ar desde 2021, e-Social é uma plataforma 100% digital e, com isso, algumas mudanças foram integradas às rotinas dos contadores e empresários. 

E para atualizar, listamos as principais mudanças, mas antes, é importante lembrar do prazo final das obrigações.

1 º de Janeiro 2023

Esse é o prazo para o envio das obrigações referentes à 4ª fase dos eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A nova data foi estabelecida por meio da Portaria Conjunta MTP/RFB/ME nº 02 de Abril de 2022. 

Os principais eventos são:

S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT);
S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador;
S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Agentes Nocivos.

Portanto, ainda dá tempo de organizar e começar 2023 sem correria com informações do e-social.


e-Social é integrador
A plataforma do e-Social trouxe novas perspectivas sobre a comunicação e colaboração das áreas da empresa, como a Contabilidade, Recursos Humanos e os responsáveis pelas medidas de saúde e segurança, por exemplo. Todo esse movimento de integração por meio do sistema visa sempre o reconhecimento legal aos órgãos fiscalizadores sobre a saúde e segurança do trabalhador diante de ações e ocorrências. 

Otimização de tempo
O sistema e-social trouxe concepções sobre tempo empenhado na coleta e confirmação de dados do colaborador. Agora, admissões, folha de pagamento, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), aviso prévio, registro de acidentes, afastamento e Previdência Social, por exemplo, podem ter os dados relacionados na plataforma e, em algumas etapas, em tempo real. O tempo preenchendo formulários de papel não é mais necessário. 

Legal e sem burocracia
O sistema digital do e-Social centraliza as informações do trabalhador por meio da empresa empregadora. Esses são extremamente importantes, não somente para o colaborador ou o empregador, mas para as políticas trabalhistas, previdenciárias, sociais e de saúde no nosso país. 

O acesso na plataforma é livre para os seguintes órgãos: Caixa Econômica Federal, Ministério da Previdência Social (MPS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Em caso de acidentes
A unificação dos dados no e-Social agiliza os trâmites legais de apoio ao colaborador, em caso de intercorrências de saúde ou acidentes. Isso facilita o acesso para consulta de dados dos órgãos federais para as devidas liberações necessárias para o trabalhador nessas situações, reduzindo assim o tempo de espera, consultas e avaliações periciais, por exemplo.  

Esse conteúdo ajudou você? Quer saber mais como o e-Social pode ajudar na organização legal da sua empresa? 

Conte conosco. Entre em contato. 

Gestão em Saúde Ocupacional com qualidade e experiência de mais de 40 Anos em Saúde do Trabalhador.

Como podemos te ajudar hoje?

Todos os direitos autorais reservados.