Sinalização de segurança: o que você precisa saber

É certo que você já observou a sinalização de segurança dentro de uma empresa. São gatilhos de comunicação, estabelecidos por meio de Norma Regulamentar a serem adotadas no ambiente de trabalho, com foco na prevenção a partir de símbolos de alerta, advertência e indicação de riscos que podem existir em determinados locais de trabalho.
A comunicação por sinalização de segurança no trabalho reúne ilustrações e cores para chamar a atenção do colaborador em caso de perigo.

Para fixar, vamos relembrar os principais sinais de segurança.

É proibido
No geral, pode ser proibido fumar, comer, acessar espaços sem sapatos específicos. O uso deste sinal pode depender muito do local de trabalho.

Tem perigo
É fixado em áreas de risco imediato para o colaborador ou equipe. Exemplos: locais de alta voltagem, produtos químicos ou de radiação.

Alerta
O sinal de alerta significa que o colaborador ou equipe está em uma zona que requer um pouco mais de atenção, evitando ferimentos, lesões graves e até morte.

Cuidado
De toda lista, a sinalização de “cuidado” pede cautela, no entanto, o ambiente onde está fixa tem risco menor de intercorrências. Geralmente, estão dispostos junto a ilustrações de imediata compreensão como piso molhado, trânsito de pequenas máquinas.

Em caso de incêndio?
A empresa precisa preparar uma sinalização de segurança para duas situações de incêndio.

Sinais de proibição: é um sinal exclusivo referente a proibição de chamas, bem como, fumar ou manusear produto inflamável.

Sinalização de equipamentos: é o conjunto de equipamentos de combate a incêndios. São utilizados os ícones que representam extintores, mangueiras, coletas, luvas ou máscaras.

Informações gerais
Essa sinalização reúne os cuidados gerais em segurança da empresa. Embora essa organização seja estabelecida por meio de normas, a empresa pode trazer sua identidade para sinalização, com comunicação específica e layout, por exemplo.
Geralmente, são distribuídas ou fixadas peças com informações como:

  • Telefones de emergência;
  • Manual de segurança;
  • Guia de desligamento de emergência;
  • Vestuário de segurança;
  • Estação de higienização;

A segurança em cores
Nem todo mundo sabe, mas existem cores que são fundamentais para a segurança do colaborador no exercício da sua função no ambiente de trabalho, que foram estabelecidas a partir da Norma Regulamentadora NR26, que trata da sinalização de segurança.
E fugindo de qualquer conceito de moda, disco de cores ou preferência pessoal, as coisas adotadas têm a função de alertar sobre os riscos de acidentes em determinadas áreas.

Vermelho: É aplicada em objetos, itens de segurança, como extintores, janela de emergência.
Amarelo: Viabiliza maior visibilidade e é indicada a utilização em pisos, escadas, áreas escorregadias ou elevadas, como plataformas de embarque, por exemplo.

Branco: A cor branca geralmente é utilizada em áreas de movimentação recorrente de pessoas. Pode ser vista em faixas, pistas, corredores e também em equipamentos de segurança.

Preto: A cor preta pode aparecer combinada com a cor branca. Juntas, são utilizadas em casos específicos. Sozinha a cor preta aparece em marcações de áreas e inflamáveis.

Azul: Essa foi escolhida e aplicada para indicar obrigatoriedade, como por exemplo, a exigência do uso do Equipamento de Proteção Individual.

Violeta ou púrpura: de repente, essa cor é nova para você. Ela é utilizada para alertar sobre os perigos da radiação, elementos nucleares.

Laranja: Indica perigo. É utilizada em móveis, máquinas e equipamentos.
Verde: Aparece em tubulações de água. Também usada em kit ou equipamentos de socorro, depósito de Equipamento de Proteção Individual.

Consultoria em sinalização

A sinalização de segurança da sua empresa está atendendo a NR 26? É comum que algo fique pendente gerado por falta de uma análise técnica dentro da empresa.
Nós da Opusnet contribuímos para a construção – pareada com a NR26 – da sinalização de segurança de empresas. Desenvolvemos planos e programas de desenvolvimento da sinalização, correspondente à realidade de risco do setor.
É um trabalho técnico, baseado em estudos e avaliações únicas, porque cada empresa existe sob aspectos diferentes e exige definições personificado.

Se sua empresa precisa de uma consultoria pontual para colocar sua sinalização de segurança em dia, entre em contato com nossa equipe.

Gestão em Saúde Ocupacional com qualidade e experiência de mais de 40 Anos em Saúde do Trabalhador.

Como podemos te ajudar hoje?

Todos os direitos autorais reservados.