Fala-se pouco sobre a higiene ocupacional no ambiente do trabalho. No entanto, também é um conjunto de ações que completam o ciclo da promoção de saúde e segurança no trabalho.
A higiene ocupacional trata do reconhecimento e antecipação de possíveis riscos à saúde e segurança do trabalhador. O objetivo principal será sempre reduzir a presença de agentes causadores de doenças ocupacionais que podem ser físicos, biológicos e químicos.
Físicos – agentes que têm origem em equipamentos ou condições do ambiente, como por exemplo, frio, radiações ou ruídos.
Biológicos – substâncias em estado líquido, sólido ou gasoso como poeira, gases ou vapores, por exemplo.
Químicos – microrganismos que provocam doenças como fungos, bactérias ou vírus.
Não tem jeito. Todo e qualquer local de trabalho expõe o colaborador a algum tipo de risco, como os citados acima, e a empresa precisa cumprir prontamente as exigências fundamentadas na legislação brasileira.
O nosso trabalho é tornar esse processo informativo, adequado e eficiente, por meio de orientação técnica, levantamento de riscos do ambiente, avaliações, desenvolvimento de estratégias personalizadas, elaboração de laudos exigidos por órgãos fiscalizadores.
Portanto, se sua empresa precisa dessa visão técnica e analítica sobre a higiene ocupacional do trabalho, entre em contato que a nossa equipe dará o suporte necessário no processo de implementação na empresa.