Você já ouviu falar da telemedicina? É o atendimento médico realizado a pacientes por meio de recursos tecnológicos, em plataformas especializadas ou de videoconferência.
A prática no Brasil foi liberada em 2020 com a pressão da pandemia da Covid-19 e sancionada em 2022 através da Lei 14.510. O método, de certa forma, cria maior aproximação do médico com o paciente e amplia o acesso ao atendimento.
O formato ainda é novidade para muita gente e até instituições, mas possui inúmeros benefícios, tanto para o paciente, quanto para o profissional. A telemedicina é indicada em atendimentos de acompanhamentos, supervisão. E além dos médicos, os enfermeiros também fazem o papel de orientadores neste modelo de atendimento.
Mas, como a telemedicina pode ajudar nas empresas? No meio do trabalho, o modo de atendimento traz vantagens, entre elas, a redução de custos com atendimentos em clínicas ou hospitais, por exemplo, podendo ampliar a liberação de exames e laudos. Embora agilize as práticas da saúde no trabalho, é importante dizer que a consulta admissional e demissional deve seguir o padrão tradicional de avaliação presencial.
A telemedicina ajuda a resolver problemas de saúde no trabalho de ordem leve, como por exemplo, doenças infecciosas em que o colaborador precisa ser afastado para. Desse modo, o médico faz a avaliação em um encontro remoto, definindo a prescrição médica, bem como o período necessário de afastamento do trabalho.
E dentro do plano de saúde no trabalho, a telemedicina vem para contribuir com análises preventivas de doenças, podendo ser diagnosticadas e tratadas de forma precoce, preservando o bem-estar do colaborador.
Para os profissionais de saúde do trabalho, mesmo com a regulamentação, a telemedicina ainda precisa ser aprimorada. Por isso, a Agência Nacional de Medicina do Trabalho organizou a produção de diretrizes de boas práticas.
Foram criadas comissões por áreas de pesquisas para a elaboração do documento norteador, traçando linhas e categorias dos atendimentos médicos que podem ser realizados remotamente. As diretrizes estão divididas em:
Atenção Primária
Prevenção e Saúde Geral: Triagem referenciada. Teletriagem em DCNT. Teleconsulta de pré-avaliação de riscos psicocomportamentais dos trabalhadores executores de atividades em altura, em ambiente confinado, sob alta pressão, temperatura e mergulho. Teleconsultoria dos casos de documentação pericial proveniente do INSS, homologação de atestados nos acompanhamentos de gestão do Absenteísmo, e na prevenção primária dos trabalhadores
Cuidados Gerais: Teleconsulta de Acompanhamento e avaliação de exames; Investigações diagnósticas; continuidade de tratamento com necessidade de repetição de medicação de uso contínuo.
Jurídico/Legal: Teleconsultoria de perícia previdenciária do trabalhador, que está afastado pelo INSS, de solicitações de pareceres, agilização dos trâmites administrativos periciais. O exame de retorno ao trabalho deverá ser em consulta presencial com o médico do trabalho da empresa
Referenciamento
Prevenção e Saúde Geral: Telemonitoramento de DCNTs, redução de peso, saúde psicoemocional, e de distúrbios metabólicos (Diabetes mellitus e Dislipidemias) para aumento de vínculo com o médico do trabalho, melhora da aderência dos trabalhadores, e redução de sinistralidade dos planos de saúde. Teleconsultoria de Acompanhamento das melhorias ergonômicas incluindo em trabalhos remotos.
Cuidados Gerais: Telemonitoramento de agravos da saúde do trabalhador. Teleinterconsulta para troca de opiniões entre médicos, estando o médico assistente presente. Telediagnóstico para emissão de laudos de exames ocupacionais (RX tórax, espirometria outros).
Jurídico/Legal: Teleinterconsulta para funcionários que trabalham em condições críticas e de alto risco, por exemplo, mergulhadores com orientação de medicina hiperbárica entre outras. Telemonitoramento de trabalhadora gestante. Teleconsultoria para esclarecer procedimentos administrativos.
Medicina e Saúde no Trabalho
Prevenção e Saúde Geral: Teleconsultoria para análise do Relatório Analítico envolvendo dados epidemiológicos das condições de saúde, planejamentos e planos de ação para o próximo ciclo entre outras ações. Teleconsultoria de Acompanhamento das melhorias ergonômicas do ambiente construído do trabalho.
Cuidados Gerais: Teleconsulta de acompanhamento para feedback de exames complementares. Telemonitoramento de condições crônicas. Televigilância: monitoramento de resultados de exames laboratoriais, audiometria, espirometria etc para trabalhadores expostos a riscos específicos. Teleconsulta de acompanhamento com emissão de relatórios médicos. Telemonitoramento do processo de reabilitação profissional de trabalhadores.
Urgência e Emergência
Jurídico/Legal: Teleinterconsulta em atendimentos definidores de imputabilidade médica (nexo causal) e abertura de CAT. Teleconsultoria sobre aspectos jurídicos relacionados a acidentes de trabalho e/ou doenças relacionadas ao trabalho. Teleconsultoria para elaboração do Relatório Analítico. Teleconsultoria para pesquisas e análises de dados científicos para elaboração do PCMSO. Teleconsultoria para a Gestão dos Trabalhadores Afastados (parceria com o Setor Jurídico e outros setores da empresa). Teleconsultoria em atuação integrada com Saúde e Segurança do Trabalho para avaliação de acidente de trabalho (abertura de CAT em pósemergência). Teleconsultoria na avaliação do PCD.
Prevenção e Saúde Geral: Teletriagem referenciada em emergências clínicas.
Cuidados Gerais: Teleinterconsulta em emergências clínicas. Teleconsultoria de emergenciais realizados por equipe de brigadistas.
Jurídico/Legal: Teletriagem, Teleinterconsulta ou Teleconsultoria em situação de urgências e emergências no ambiente do trabalho.
A partir dessas modalidades é que a telemedicina entra em ação no ambiente do trabalho.