NR23 e suas configurações no ambiente de trabalho

A normativa é estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e estabelece medidas de prevenção e combate a incêndios no ambiente de trabalho. É uma NR extremamente importante porque o risco de acidentes sempre é significativo nas empresas.

A NR23 orienta e define requisitos de segurança no trabalho, como por exemplo, instalação de equipamentos, treinamentos e simulados de emergência. As empresas também precisam elaborar planos de prevenção e emergência e mantê-los atualizados, conforme a ampliação das áreas de trabalho. 

As principais obrigações:

– Mecanismos de proteção contra incêndios;

– Viabilizar saídas de emergência suficientes a partir do número de funcionários;

– Equipamentos para combater de prevenção e contenção de incêndios;

– Equipe treinada tanto para orientar, quanto para agir em caso de emergência;

Além da adoção dessas obrigações, a norma exige a instalação e manutenção regular de sistemas de prevenção, como instrumentos, sinalização e equipamentos de proteção individual. 

Armazenagem de produtos

A normativa também traz considerações sobre a armazenagem e manuseio de produtos inflamáveis, substâncias que geram risco de acidentes, estabelecendo critérios específicos de segurança.

Principais medidas exigidas

Instalação de equipamentos de combate a incêndio como extintores, alarmes, hidrantes, detectores de fumaça.

A comunicação por meio da sinalização é fundamental em momentos de acidente, indicando as rotas de fugas e saídas de emergência, por exemplo. Toda mensagem deve ser  de ação imediata. 

Sobre a estrutura física, a empresa precisa adequar passagens, bem como, construí-las de modo preventivo em situações de risco. As portas precisam ser amplas e nunca trancadas. As escadas precisam ser resistentes, contra o fogo. Em situações de perigos, esses espaços são utilizados como refúgio. 

A prontidão de uma equipe especializada em emergência também é exigida pela normativa e é  necessário que a empresa atenda essas recomendações, evitando, além de acidentes, punições legais. 

Atualizações 

Em 2021, a normativa passou por atualizações que tratam diretamente sobre melhorias nos acessos de emergência, dispositivos de alerta, procedimentos de evacuação e equipamentos de segurança para o trabalhador. Tudo isso precisa ser aplicado, considerando sempre as necessidades da empresa e a legislação.

Essas são algumas das medidas exigidas. Mas é importante ressaltar que isso pode variar, a partir do setor de exercício da empresa. Nesse aspecto, a Opusnet pode contribuir com informações e os requisitos ideias que a sua empresa precisa cumprir.

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