Como acolher a maternidade no ambiente de trabalho

Mês das Mães

A maternidade é uma fase única na vida da mulher, envolvendo mudanças biológicas, psicológicas, sociais e profissionais. Sim, profissionais porque poucas empresas e suas gestões sabem lidar com a maternidade no ambiente de trabalho. E é nessa inexperiência com o tema que a profissional mulher que decide engravidar passa por momentos sensíveis nesta fase. 

Além disso, e como se não bastasse a diferença salarial entre homens e mulheres, também há a diferença entre mulheres com e sem filhos. As mulheres que tiveram filhos não conseguem avançar em suas carreiras quando comparadas às mulheres que optaram por maternidade e trabalho.  

Segundo a socióloga Louise Marie Routh, em estudo desenvolvido em 2006, nos Estados Unidos, 36% que têm filhos, afirmaram que depois da gestação, a carreira profissional. Por outro lado, mulheres que também contribuíram com a pesquisa, mulheres que não tiveram filhos conseguiram escalonar em suas carreiras, em cargos e salários.

Na hora da contratação, mulheres que não tem filhos tem 80% de chance de serem efetivadas que mulheres que são mães, mesmo que tenham o mesmo um currículo com potencial igual. O que acontece é que essas mães profissionais vivem a dificuldade de conciliar maternidade e trabalho. E o que ainda faz pesar nesse contexto, são as políticas públicas trabalhistas que ainda não contemplam as reais necessidades das mães que trabalham. 

Como as empresas podem acolher a maternidade

A área de Recursos Humanos (RH) é fundamental nesse processo de acolhimento, alinhamentos flexíveis e garantia de direitos trabalhistas. Com certeza você já ouviu alguma mulher contar que foi demitida por que estava grávida. Ou então que foi dispensada devido a ausências para levar o filho pequeno ao médico. 

As instituições, empresas e gestores precisam rever a forma como lidam com a maternidade e o trabalho em sentido amplo, com ajuda de especialistas, políticas internas efetivas e cultura organizacional que atenda a realidade deste grupo na empresa. Embora toda mãe pareça igual, são necessários estudos minuciosos considerando funções, modelo de trabalho, por exemplo, para cada empresa. 

Conhecer e desenvolver uma rotina de trabalho flexível e acolhedora é o caminho para um ambiente mais humano para mães profissionais. 

Gestão em Saúde Ocupacional com qualidade e experiência de mais de 40 Anos em Saúde do Trabalhador.

Como podemos te ajudar hoje?

Todos os direitos autorais reservados.