As principais multas no e-Social estão relacionadas a quebra do prazo de envio dos eventos no sistema. Por isso, é importante que as empresas estejam atentas, ligadas às datas das devidas obrigações estabelecidas pelo Governo Federal.
Mas o que pode ser feito efetivamente para evitar essas multas?
Embora seja uma demanda de caráter digital, ela ainda é feita por pessoas que, quando familiarizadas com o tema, reduzem as possibilidades do não cumprimento dos prazos. Portanto, o treinamento dos colaboradores é o primeiro passo, garantindo um planejamento e o conhecimento necessário das obrigações exigidas.
Outro ponto, é a organização de documentos e materiais de modo funcional, sempre na perspectiva da experiência e regularidade nos prazos. Aqui, gestores e equipes podem contar com ferramentas que auxiliem no ordenamento das datas, tanto para entrega dos eventos no sistema, quanto para atualizações da equipe.
Depois da capacitação de equipes, o que fica para a gestão da empresa? A conformidade com as leis trabalhistas. Questões como: hora extra, férias, atestados médicos, afastamento e atualização de cadastro do colaborador devem ser acompanhadas, sempre do ponto de vista da organização e atualização do diário trabalhista do colaborador.
As multas do e-Social podem variar de 1.320,00 a 31.004,70 multiplicado pelo número de colaboradores da empresa, e são referentes a omissão ou não atualização de informações sobre a Saúde e Segurança do Trabalho, Comunicação de Acidentes de Trabalho, Monitoramento da Saúde do Trabalhador e Condições Ambientais do Trabalho.
De todo modo, é importante dizer que sempre existirão situações que exigirão apoio de profissionais especializados. E é quando sua empresa poderá contar conosco para o cumprimento adequado das obrigações.